Cinema na Nikkey: Rashômon, de Akira Kurosawa


Data do Evento: 15/06/2024


WhatsApp Image 2024-06-04 at 16-49-18Uma seleção de filmes japoneses de várias épocas e gêneros está sendo exibida gratuitamente pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia em parceria com a UNIR, por meio do Grupo de Estudos em Arte Construtiva e Poéticas Intersemióticas (Acinte), vinculado ao Departamento de Artes (DArtes).

As sessões de projeção ocorrem mensalmente em Porto Velho, ao longo do ano de 2024, sempre aos sábados, a partir das 16h30, no Salão Multiuso da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia, na Avenida Raimundo Cantuária, 6517, Bairro Tiradentes.

Neste mês de junho, no dia 15, será exibido o filme Rashômon, de 1950. Ao final da projeção, uma roda de conversa sobre o filme será comandada pelos coordenadores do Grupo ACINTE, os professores Felipe Paros (DARTES-UNIR) e Bruno Puccinelli (NUMAS-USP). Em maio foi exibido o filme Ohayou (1959).

Cinema na Nikkey  

Filme: Rashômon (1950)

Data: sexta-feira, 15 de junho de 2024 

Horário: a partir das 16h30 (chegar com pelo menos 10 minutos de antecedência) 

Classificação etária: 16 anos

Local: Salão Multiuso da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia 

Endereço: Avenida Raimundo Cantuária, 6517, Bairro Tiradentes, PVH-RO (próximo ao Supermercado Nova Era) 

Sinopse: No Japão do século XI, durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashômon. Durante esse encontro, o sacerdote acaba compartilhando os detalhes de um julgamento no qual testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback, acompanhamos o julgamento do suposto culpado, o bandido Tajômaru, no qual os vários depoimentos apresentam versões relacionadas, mas diferentes, do mesmo evento: cada um deles é uma “verdade em si”, que entra em conflito com as outras. Estrelado por Toshirô Mifune (Tajômaru), o filme tem uma estrutura narrativa não-convencional que nos confronta com a impossibilidade de se obter a “verdade” sobre um evento quando há conflitos e interesses e pontos de vista. “Rashômon” venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1952, e o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1951.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.