Curso de Física do campus de Ji-Paraná obtém nota 4 no MEC


Publicado em: 07/06/2024 16:21:27


O curso de bacharelado em Física ofertado no Campus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve conceito 4 (em uma escala que vai até 5) na avaliação de reconhecimento de curso do MEC. O departamento acadêmico do curso recebeu a visita virtual dos avaliadores durante os dias 27 a 29 de maio de 2024 para avaliação in loco. Neste processo são avaliados critérios como organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, entre outros.

A comissão de avaliação externa do MEC destacou, em seu relatório final (acesse aqui), a organização didático-pedagógica do curso, que tem como objetivos principais fomentar o ensino a pesquisa e formar pesquisadores na área de Física e áreas afins. Outro destaque é a infraestrutura do curso para atendimento de pessoas com deficiências e/ou mobilidade reduzida.

A nota 4 para o curso de Física do Campus UNIR Ji-Paraná espelha o compromisso da Universidade com a educação de qualidade, assegurando que o curso mantenha um alto padrão de qualidade e beneficie diretamente os estudantes com uma formação sólida e reconhecida. Para chegar a esse resultado, docentes, técnicos e direção do campus desempenharam suas funções com bastante profissionalismo, a fim de reunir as informações necessárias para a avaliação.

“Desde que ficamos sabendo da avaliação, focamos que a meta seria obter índices melhores do que os anteriores. Entre diversas reuniões e visitas aos espaços físicos, compreendemos o nível de organização exigido no processo. Ao final, o relatório dos avaliadores concretizou nossas expectativas comprovando que, sim, houve melhoras significativas desde a visita anterior”, disse o professor Quesle da Silva Martins, chefe do departamento.

Uma boa avaliação também reforça a credibilidade do curso e da Instituição, facilitando a inserção dos graduados no mercado de trabalho e em programas de pós-graduação. Por fim, buscando a melhoria contínua, a análise dos avaliadores permite identificar pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo um ciclo contínuo de aprimoramento. “Continuaremos a trabalhar juntos para elevar ainda mais os nossos cursos de Física e proporcionar uma educação de qualidade a todos os nossos estudantes e povo rondoniense”, concluiu Quesle.

O diretor do Campus de Ji-Paraná, professor Lenilson Candido, comentou sobre o orgulho da nota para a instituição: “parabenizamos os professores, alunos e técnicos, que realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de todos servidores que desenvolveram atividades administrativas, que contribuíram para o conceito 4. Estamos muito felizes com essa nota, e continuaremos trabalhando cada vez mais, para garantir um ensino público de qualidade.”

Fonte: Ascom

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.