Times da UNIR são premiados em Evento Nacional


Publicado em: 29/07/2025 10:33:12

Times dos campi de Ji-Paraná e Porto Velho são premiados no Evento Nacional Enactus 2025, em Belém (PA)


As equipes da UNIR Porto Velho e Ji-Paraná participaram com apoio do programa institucional UNIR Socioempreendedora, e conquistaram premiações que reconhecem o impacto de suas ações junto às comunidades.

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) marcou presença no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB 2025), realizado entre os dias 22 e 25 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA). O evento reuniu estudantes de todo o país e marcou os 50 anos da Rede Enactus no mundo, além de escolher o time que representará o Brasil na Enactus World Cup, na Tailândia.

Ji-Paraná conquista prêmio com projeto sobre água e saneamento

O time Enactus Ji-Paraná, coordenado pela professora Patrícia, ganhou o prêmio ODS 6 - Água e Saneamento, concedido a iniciativas que contribuem para o acesso à água limpa e ao saneamento básico. A equipe é formada pelas estudantes Leidiane de Castro Viana, Naipi Araújo Rodrigues de Souza e Kelly Amanda de Freitas Cabral.

O projeto premiado desenvolve ações voltadas à melhoria das condições de vida em comunidades vulneráveis, com foco na sustentabilidade e na saúde pública.

Porto Velho garante participação no ENEB com proposta selecionada em edital nacional

Já o time Enactus Porto Velho, sob a coordenação do professor Ilton Alves, conquistou o 1º lugar no edital nacional “Voando pro Pará 2025”, iniciativa da Enactus Brasil que desafiou equipes universitárias a criarem estratégias sustentáveis para viabilizar sua própria ida ao ENEB. Como prêmio, a equipe recebeu um recurso essencial que contribuiu com a participação no evento em Belém.

O grupo é composto pelas estudantes Chirlene Costa Souza, Elaine Isabel Melo Alves Coelho, Jéssica dos Santos Roma e Letícia Ferreira de Miranda.

Amazônia representada - A realização do ENEB 2025 na região amazônica e o reconhecimento das equipes da UNIR reforçam a importância da universidade pública no apoio a iniciativas voltadas às realidades locais. Rondônia mostrou que quando há oportunidade, incentivo e formação, a juventude amazônida está pronta para liderar soluções criativas, inclusivas e sustentáveis. 

O programa UNIR Socioempreendedora, ao apoiar essas conquistas, demonstra que universidades públicas têm um papel estratégico na formação de líderes sociais e na construção de um Brasil mais justo, conectado e inovador.

Prêmio Geração 360º está com inscrições abertas para universitários de todo o Brasil - Durante o evento, foram abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Geração 360º, promovido pelo Instituto Orizon Social, em parceria com a Enactus Brasil. A iniciativa estimula propostas que abordam desafios socioambientais com base na economia circular.

Estudantes podem se inscrever individualmente ou em equipes, com projetos desenvolvidos nas regiões próximas (até 100km) dos municípios de Paulínia (SP), Sorocaba (SP), São Gonçalo (RJ), Nova Iguaçu (RJ), João Pessoa (PB), Rosário do Catete (SE), Maceió (AL) e Porto Velho (RO). Entretanto, estudantes de todo o país também podem participar.

As inscrições estão abertas de 25 de julho a 25 de agosto de 2025.

Acesse o edital completo e inscreva-se em: [link de inscrição aqui]

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.