Colóquio Sankofa: A África que habita em nós


Data do Evento: 14/11/2024


O Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem da Universidade Federal de RondÔnia (UNIR), campus de Guajará-Mirim, realiza no dia 14 de novembro o Colóquio de Literatura com o tema “Sankofa: a África que habita em nós”. O evento é voltado para alunos e egressos dos cursos de Letras, Pedagogia e Gestão Ambiental, e professores da Educação Básica. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Vinculado ao Grupo de Estudos Teóricos e Literários (Gestelit) - linha de pesquisa Literatura, História, Memória e Letramento Literário, o Colóquio de Literatura é uma ação de atividade complementar curricular extensionista que surgiu com o intuito de promover atividades acadêmicas sobre Literatura no Campus Jorge Vassilakis, em Guajará- Mirim.

Sankofa” identifica um adinkra* da cultura dos povos Akan**, cujo significado se traduz na afirmação de que “nunca é tarde para voltar e recolher o que ficou para trás”. Assim, esse colóquio é uma atividade em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, momento crucial para refletir sobre a cultura e história afro-brasileira e seu papel na formação social, econômica e política do Brasil.

O Evento contará com a exposição de quadros com a temática afro-brasileira, roda de capoeira, apresentação cultural dos alunos e egressos, mesa temática e uma palestra ministrada pelo professor Laudemir Pereira dos Santos (DArtes/UNIR/PVH) com o tema “Zumbi: a diáspora africana e as artes afro-brasileiras”.

Essa data foi incorporada ao calendário escolar brasileiro em 2003, mas instituído oficialmente, no âmbito nacional, com a aprovação da lei 12.519/2011. O 20 de novembro é considerado o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, em 1695. A data foi oficialmente incorporada ao calendário de feriados em todo o território nacional com a Lei 14.759/2023.

Na educação, a discussão sobre as questões étcnico-raciais ganhou força com a aprovação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que instituíram a obrigatoriedade do ensino sobre a História e a Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas de ensino fundamental e médio. Com o objetivo de refletir sobre os avanços e desafios da Lei 10.369/03 serão propostas discussões com profissionais de diferentes áreas sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira na sociedade brasileira.

 *Adinkras são um conjunto de símbolos pertencente ao povo Ashanti, atualmente localizados principalmente nos países Gana, Burkina Faso e Togo, na África Ocidental, mas também estão presentes em outros lugares do globo, principalmente em consequência dos processos das diásporas africanas. O nome desse povo também recebe outras grafias, sendo as mais comuns Asante e Ashanti, mas também encontramos variações como Axante, Achanti, Axânti, entre outros. Além disso, os Ashanti fazem parte de um conjunto de povos denominados de Akan (saiba mais aqui).

**Os Akan são conjuntos de povos da África Ocidental.

Programação

14 de novembro – Quinta-feira

14h – Abertura do evento

14h10- Composição da mesa de abertura

14h30 – Mesa temática: As Comunidades Quilombolas de Guajará-Mirim e as ações afirmativas na atualidade. Profa. Maria da Conceição Gomes e Prof. Emílio Sarde Neto

15h20 – Recital de poemas- Alunos da Turma de Teoria Literária I, da Professora Auxiliadora Pinto

15h40- Apresentação Musical- Alunas da Turma 2022.1- Literatura Infantojuvenil, da Profa. Lisiane Oliveira

16h- Intervalo

16h15- Visita à exposição dos quadros afro-brasileiros do Artista Dúlcio da Silva Mendes

16h30- Roda de capoeira

16h45- Palestra: Prof. Dr. Laudemir Pereira dos Santos (DArtes/UNIR/PVH)

18h- Encerramento

 

Sankofa: a África que habita em nós

Data: 14 de novembro

Local: Campus UNIR Jorge Vassilakis, em Guajará-Mirim

Inscrições: neste link

Público-alvo: alunos e egressos dos cursos de Letras, Pedagogia e Gestão Ambiental, e professores da Educação Básica

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.