Data do Evento: 21/03/2025
Nos dias 21/03, 25/04, 16/05 e 27/06, das 13h30 às 16h (horário de Rondônia), será realizado um ciclo de rodas de conversa intitulado Linguagens Indígenas e Territórios do Aprender: experiências com produções de materiais educacionais para as aldeias-escolas. O evento será online, com encontros mensais.
As rodas de conversa são uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Governança Territorial Indígena: territórios, histórias, educação e sociobiodiversidade (Geografia Socioambiental), vinculado ao Departamento de Educação Intercultural Indígena, da Universidade Federal de Rondônia, em parceria com o Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da Universidade Federal da Paraíba, e o Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (LEIA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Inscrições - Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de março, neste link. O link para acesso será enviado para os e-mails dos inscritos.
O primeiro encontro será no dia 31 de março, às 13h30 com a participação de Romildo Araujo e Ezequiel Maria, ambos professores de Tupi-Potiguara nas escolas indígenas localizadas no território Potiguara (PB). O evento tem como objetivo promover intercâmbios entre indígenas e parceiros sobre a construção de materiais específicos para as escolas-aldeias em diferentes territórios indígenas. Essa temática é de extrema importância para a formação de professores indígenas e não indígenas que atuam nas escolas indígenas, proporcionando uma aprendizagem baseada nas vozes que constroem a Educação Escolar Indígena em todo o Brasil.
Os encontros contarão com a participação de pesquisadores e pesquisadoras indígenas da área, que compartilharão seus estudos e experiências práticas. O ciclo será uma oportunidade para fortalecer ações na produção de materiais para escolas-aldeias, enquanto territórios de aprendizado.
O evento visa criar um espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre pesquisadores e pesquisadoras sobre a produção de linguagens diversas para o ensino nas escolas indígenas. Além disso, busca-se explorar propostas que transcendam os ambientes escolares, territorializando-se em diferentes espaços de aprendizado dentro das terras indígenas.
O ciclo contará com a participação de sabedores e sabedoras indígenas, que compartilharão suas perspectivas e experiências sobre a construção de conhecimentos. Conforme explica a professora Roseline Mezacasa “o ciclo busca reunir estudantes, professores/professoras de diferentes áreas do conhecimento para uma experiência-ação de construção de linguagens, bem como o fortalecimento da construção de materiais que contribuam com os povos indígenas nos seus projetos de Educação Escolar Indígena”.
Ciclo de Rodas de Conversas - Linguagens Indígenas e Territórios do Aprender: experiências com produções de materiais educacionais para as aldeias-escolas
Inscrições: até o dia 20 de março, neste link
Datas: 21/03, 25/04, 16/05 e 27/06, das 13h30 às 16h (horário de Rondônia)
Local/formato: online