Duração do Evento: 21/03/2025 à 06/06/2025
O Departamento Acadêmico de Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Rolim de Moura, promove entre os dias 21 de março e 06 de junho as egunda edição do curso "Linguagem e Comunicação de estudantes com TEA: orientações teóricas e práticas para o atendimento educacional no ensino regular". O curso, com duração de 30 horas, visa a ampliação de conhecimentos docentes sobre a escolarização dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista, com foco nos aspectos relacionados a Linguagem e Comunicação de estudantes com TEA. Os interessados podem realizar as inscrições neste link.
O curso será desenvolvido de forma colaborativa juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Rolim de Moura, e serão ofertadas 25 vagas para professores e cinco vagas para estudantes de graduação. A segunda edição do curso visa a continuidade do atendimento a demanda de formação na área, com vistas a melhoria da formação profissional de professores atuantes na rede pública municipal da Educação Básica, ofertando orientações teóricas e práticas para o atendimento educacional no ensino regular.
O curso será dividido em dez módulos que abordam as diferentes especificidades do Estudante com TEA. Os encontros serão presenciais e ocorrerão nas dependências do Campus UNIR de Rolim de Moura, no horário das 7h30 às 10h30 com regularidade semanal, sempre as sextas-feiras. Como resultados, espera-se ampliar a formação dos professores a respeito dos processos de escolarização do público-alvo da educação especial, favorecendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.
Cronograma |
||
Módulos e datas dos encontros |
Principais conteúdos abordados |
CH |
Módulo 1 - 21/03/2025 Aspectos introdutórios a respeito do TEA |
História do Autismo; Critérios diagnósticos; Níveis de Suporte; Detecção Precoce do Autismo; Principais Red Flags |
3h |
Módulo 2 - 28/03/2025 Avaliação de linguagem no TEA |
O processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem; Principais características relacionadas ao uso da linguagem em pessoas com TEA (ecolalia); Distinção entre Autismo Verbal e não verbal e falantes e não falantes; Intenção comunicativa, Meios comunicativos e Funções comunicativas |
3h |
Módulo 3 - 04/04/2025 Introdução ao Centro Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa (ARASAAC) |
Funcionalidades e utilização dos recursos do portal ARASAAC; Seleção, criação e arquivamento de pictogramas; Utilização de ferramenta de criação de cartões de comunicação e pranchas de comunicação; Ferramenta de criação de frases com CAA; Gerador de horários e Rotina Visual |
3h |
Módulo 4 - 11/04/2025 Contingência de Reforçamento |
Reforço positivo; Reforço Negativo; Avaliação de reforçadores |
3h |
Módulo 5 - 25/04/2025 Comunicação Aumentativa e Alternativa |
Uso do Portal ARASAAC; Cartões de Comunicação; Pranchas de Comunicação |
3h |
Módulo 6 - 09/05/2025 Pasta de Comunicação para os estudantes com TEA |
Principais funções da Pasta de Comunicação; Pasta e caderno de Comunicação: como confeccionar?; Utilização de Pastas de Comunicação utilizando pranchas e cartões com símbolos CAA |
3h |
Módulo 7 - 16/05/2025 PECS - Picture Exchange Communication System |
O que é PECS; Preparação para utilização de PECS; Fases do PECS; FASE I - Como comunicar; FASE II - Distância e Persistência; FASE III - Discriminação de Figuras; FASE IV - Estrutura de sentença; FASE V - Solicitação Responsiva; FASE VI – Comentário; PECS-Adaptado (Pessoas Engajadas Comunicando-se Socialmente); PECS Adaptado e suas cinco fases |
3h |
Módulo 8 - 23/05/2025 Estratégias Naturalísticas ensino (ENE) |
Estratégia de Arranjo Ambiental; Estratégia de mando; Estratégia de Espera; Estratégia de Modelo |
3h |
Módulo 9 - 30/05/2025 Histórias sociais |
Contribuições das Histórias sociais; Observação e sistematização de repertório comportamental; Aprendendo a construir histórias socais na prática; Utilização das Histórias Sociais na aprendizagem de comportamentos adequados e na redução de comportamentos inadequados de crianças com TEA em sala de aula. |
3h |
Módulo 10 - 06/06/2025 Contribuições das Artes visuais na Comunicação de estudantes com TEA |
Arte e linguagem; Dimensões do conhecimento da arte; Criação e imaginação; Artes na comunicação dos estudantes com TEA; Vivências com materiais estruturados e não estruturados; Avaliação final e encerramento do curso. |
3h |
Curso - Linguagem e Comunicação de estudantes com TEA: orientações teóricas e práticas para o atendimento educacional no ensino regular (2ª Edição)
Inscrições: neste link
Data: entre 21/03 e 06/06
Local: Campus UNIR de Rolim de Moura
Público-alvo: professores da rede municipal de ensino e estudantes de graduação