UNIR abre chamada para expansão de infraestrutura de pesquisa


Publicado em: 26/07/2024 10:05:00


Edital interno da Universidade vai selecionar cinco projetos para financiamento com recursos do Programa de Infraestrutura para a Amazônia Legal 2024 - Pró-Amazônia

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lançou, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), edital de seleção interna para submissão de subprojetos como proposta à Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT – Infraestrutura para a Amazônia Legal 2024 – Pró-Amazônia, para concessão de apoio financeiro à execução de projetos institucionais visando a expansão da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica na região da Amazônia Legal. 

O edital, fomentado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), irá selecionar até cinco subprojetos no âmbito da UNIR, que visam a expansão da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica na região da Amazônia Legal, de modo a submetê-los como proposta à Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT – Infraestrutura para a Amazônia Legal 2024 – Pró-Amazônia. 

O objetivo é reduzir assimetrias no âmbito nacional, incentivando a interiorização da pesquisa científica e tecnológica, formação, desenvolvimento e fixação de recursos humanos na região da Amazônia Legal, além de expandir a infraestrutura de pesquisa na região da Amazônia Legal, com vistas a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade internacionalmente reconhecida.

Requisitos para submissão - Serão selecionados até cinco subprojetos em áreas distintas, encaminhados prioritariamente por laboratórios pesquisas da UNIR (ou grupos de pesquisas), devidamente institucionalizados, com indicação de coordenação e demais membros da equipe. 

Os subprojetos apresentados deverão ser enquadrados nas seguintes áreas: 

  • Biotecnologia e Valorização da Biodiversidade, visando o desenvolvimento e melhoria de bioprodutos derivados da biodiversidade amazônica, utilização da biotecnologia para explorar o potencial farmacêutico, cosmético e nutricional dos recursos genéticos, e fitoterápicos, com ênfase no estudo para estabelecimento de padrões de referência, metodologias analíticas e marcadores químicos de espécies amazônicas. 
  • Acervos e Coleções, visando a melhoria de instalações físicas tais como sistemas de prevenção e combate a incêndios, equipamentos de segurança e conservação de laboratórios, além da aquisição de equipamentos e softwares para digitalização. 
  • Agricultura Sustentável e Agroecologia, visando o desenvolvimento de sistemas agroecológicos e agroflorestais que combinem produtividade com conservação ambiental em áreas de cultivo experimentais, viveiros, bancos de sementes e espaços para pesquisa integrada e processamento de produtos, prospecção e análises. 
  • Energias Renováveis, visando o desenvolvimento e experimentação de tecnologias de energia renovável adaptadas ao contexto amazônico que visem promover a autonomia energética das comunidades locais. 
  • Gestão de Recursos Hídricos, visando o uso sustentável dos recursos hídricos, preservação da qualidade da água e manutenção dos serviços ecossistêmicos associados. 
  • Desenvolvimento Urbano Sustentável, visando o planejamento urbano que considere as especificidades da região, promovendo cidades inclusivas e sustentáveis. 
  • Saúde Pública, visando estudos de doenças endêmicas e epidêmicas da região. 
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e conectividade, visando o desenvolvimento de soluções para alavancar o desenvolvimento da região a partir de análise de dados, simulações, descobrimento de padrões, monitoramento ambiental etc., bem como equipar laboratórios para estudos voltados a tecnologias para conectividade na região amazônica, estudando cenários e fazendo experimentos práticos. 

As equipes interessadas poderão consultar o levantamento feito pela Propesq (acesse aqui) acerca das intenções de laboratórios e grupos de pesquisa em participar da chamada pública, de modo a verificar possibilidade de parcerias e possíveis propostas em conjunto, desde que dentro dos parâmetros estabelecidos pela Finep. 

Submissão - A submissão das propostas de subprojetos deverá ser realizada enviando a documentação listada no edital (em formato PDF), para o e-mail propesq@unir.br, até as 23h59 do dia 01/08/2024, com o assunto “EDITAL Nº 002/2024/PROPESQ”.  

Os coordenadores dos subprojetos de pesquisa interessados em participar da proposta institucional da UNIR deverão atender aos critérios estabelecidos no edital, com os laboratórios de pesquisa, cujas proposições forem apresentadas, devidamente institucionalizados, com cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE). 

Serão aceitas propostas de grupos de pesquisas (institucionalizados), não instituídos como laboratórios, a partir das justificativas que apresentem explicitamente os resultados esperados, descrevendo impactos para o aprimoramento das atividades de programas de pós-graduação ou de política de inovação, bem como haja aderência ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIR. 

Os proponentes deverão encaminhar proposta simplificada do subprojeto, com informações resumidas ao que deverá ser inserido sistema utilizado pela Finep (Sisgon), contendo os itens listados no edital. As proposições de subprojetos serão analisadas pela Propesq, conforme os critérios elencados no edital.  

O resultado preliminar do julgamento das propostas submetidas ao edital será divulgado na página da Propesq (www.propesq.unir.br), obedecendo as datas estabelecidas no cronograma. O resultado final será publicado no site da Propesq até o dia 07 de agosto. 

Acesse aqui o edital na íntegra e acompanhe as atualizações no site da Propesq 

Mais informações e tutoriais no site do Finep. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.