Publicado em: 20/09/2024 11:27:41
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), divulga o edital de manifestação de interesse e indicação de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) na modalidade Ensino Médio (Pibic-EM) - cotas UNIR. Os docentes classificados no resultado final do processo seletivo do Pibic para o ciclo 2024/2025 deverão manifestar interesse em concorrer às cotas disponibilizadas pela Universidade e indicar os bolsistas selecionados por meio do formulário disponível neste link, até dia 23/09. O edital na íntegra está disponível aqui.
Coordenado pela Propesq, o Pibic-EM visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes das escolas públicas de ensino regular, escolas militares, escolas técnicas e escolas privadas de ensino regular, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica, sob a orientação de professores/pesquisadores da UNIR, concedendo bolsas no valor de R$ 300,00/mês aos estudantes pelo período de até 12 meses.
Como funciona – Os docentes da UNIR propõem projetos de pesquisa destinados aos estudantes do ensino médio, nas diversas áreas do conhecimento, e também fazem a indicação dos bolsistas e voluntários para o Pibic. Os estudantes de Ensino Médio interessados em participar do programa deverão entrar em contato com a gestão da escola.
Na UNIR, o Pibic-EM Ciclo 2024/2025 está atualmente em fase de seleção dos orientadores, docentes da UNIR que coordenam os projetos de pesquisa. A manifestação de interesse poderá ser realizada pelos professores-pesquisadores por meio do preenchimento do formulário digital disponível neste link, até o dia 23/09.
Sobre o Pibic-EM - O programa do CNPq, que teve adesão da UNIR, visa fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos com o intuito de despertar a vocação científica e tecnológica entre estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de ensino regular, escolas militares, escolas técnicas e escolas privadas, promovendo o seu contato com a experiência de pesquisa científica junto a grupos e laboratórios de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento.
O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor José Juliano Cedaro, explica que o programa de bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio na Universidade vai garantir a integração e atuação em um mesmo projeto entre alunos em diferentes momentos de formação, pois “é possível que professores pesquisadores tenham em suas pesquisas a atuação de alunos de graduação, de pós-graduação e de ensino médio, preparando-os para o ambiente da pesquisa científica".