Publicado em: 09/06/2025 11:47:22
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (PPGDHJUS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), publicou o edital de processo seletivo para seu curso de Mestrado Profissional. As inscrições começam dia 23 de junho e seguem até 18 de julho de 2025 e devem ser feitas exclusivamente online, por meio do Sistema Sigaa/UNIR, neste link.
O Mestrado tem como objetivo qualificar profissionais que atuam em instituições e organizações vinculadas aos sistemas de justiça na região amazônica. Com conceito 4 da CAPES, o curso é presencial, tem duração máxima de 24 meses e oferece uma formação interdisciplinar voltada para temas como justiça social, direitos humanos, trabalho decente e desenvolvimento regional.
Vagas - são ofertadas 30 vagas, sendo 18 para ampla concorrência e 12 reservadas a políticas afirmativas (pessoas com deficiência (PcDs), pretas, pardas ou indígenas). As vagas estão distribuídas entre três linhas de pesquisa: “Direitos Humanos e Sistemas de Justiça”; “Justiça Socioambiental e Sociedades Amazônicas”; e “Defesa e Segurança da Amazônia”.
Inscrições - As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 23 de junho a 18 de julho de 2025, pelo Sistema Sigaa/UNIR (acesse aqui). O candidato deve enviar todos os documentos exigidos no edital de seleção, incluindo projeto de pesquisa sem identificação, currículo Lattes, declaração de disponibilidade e, se for o caso, documentação para ações afirmativas.
Seleção - A seleção será feita em duas etapas: Análise do Projeto de Pesquisa (eliminatória, com nota mínima de 70) e Entrevista (também eliminatória, com nota mínima de 70). O resultado final será divulgado até o dia 9 de setembro de 2025.
Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (PPGDHJUS)
Inscrições: 23 de junho a 18 de julho de 2025, neste link
Vagas: 30 (18 ampla concorrência e 12 para ações afirmativas)
Público-alvo: portadores de diploma de nível superior reconhecido pelo MEC
Consulte o edital aqui.
Mais informações sobre o programa estão aqui.