Publicado em: 06/08/2025 16:10:06
A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu nova chamada pública (acesse aqui) para quem ainda não está cadastrado no Cuca, o Cadastro Único à Concessão de Auxílios da UNIR. O período para novas adesões vai do dia 5 ao dia 17 de agosto de 2025, via Sistema Sigaa/UNIR (aqui).
Neste momento, a prioridade de análise será para os alunos e alunas ingressantes no semestre 2025.2.
Os acadêmicos que já tiveram o Cuca validado recentemente não precisam fazer nada, pois o cadastro tem validade de dois anos e continuará válido para participação em futuros editais de bolsas e auxílios.
Atenção, alunos! Esta chamada é somente para novas adesões dos estudantes de graduação da UNIR ao cadastro Cuca. As inscrições para receber efetivamente os auxílios e bolsas serão abertas em um edital específico, que será divulgado pela Procea em breve. |
|
O que é o Cuca? O Cuca é o sistema que armazena as informações socioeconômicas dos estudantes de graduação da UNIR. Ele funciona como um banco de dados sobre renda familiar, moradia, entre outros critérios. Esses dados são analisados por uma equipe da Procea e servem para selecionar quem poderá receber os auxílios. Somente quem tem o Cuca válido pode participar dos programas de assistência estudantil para receber auxílios e bolsas oferecidos pela UNIR por meio da Procea.
Como fazer o cadastro? A adesão ao Cuca ocorre exclusivamente via Sistema Sigaa/UNIR. O acadêmico deverá buscar o menu “Bolsas”, depois “Cadastro Único” e “Aderir”. Depois disso, as etapas da adesão são as seguintes:
1) preenchimento do formulário socioeconômico no Sigaa;
2) cadastro dos integrantes do grupo familiar;
3) informe da renda bruta mensal de cada familiar e
4) inserção da documentação comprobatória solicitada na chamada pública para adesão ao Cuca.
Neste link (clique aqui) estão disponíveis a íntegra da chamada pública; a relação de documentos necessários; o passo a passo para adesão ao Cuca e demais sistemas necessários (Sou.Gov e Lattes); entre outras orientações gerais sobre o procedimento de adesão.