Publicado em: 17/02/2021 15:01:20.757
A Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, recebeu nesta sexta-feira, dia 12, a confirmação do reconhecimento de mais dois cursos graduação oferecidos pela instituição. Desta vez foram os cursos de Educação no Campo, oferecido no campus de Rolim de Moura, e o curso de Zootecnica, que funciona no campus de Presidente Médici. O ato de reconhecimento foi publicado pelo Ministério da Educação, MEC, através da Portaria 128, emitida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. A pró-reitora de Graduação da UNIR, Verônica Cordovil comemorou o reconhecimento destacando o trabalho constante da universidade em garantir a qualidade dos cursos ofertados: “ O reconhecimento é a conclusão de uma primeira etapa do trabalho que tem como finalidade a formação de profissionais qualificados e críticos para atuar em Rondônia e mesmo em outros Estados”.
O curso de Zootecnia, que passou a ser ofertado no campus de Presidente Médici a partir de 2015 e oferece anualmente 50 vagas. De acordo com a professora Bruna Pazdiora, o curso tem sido fundamental para a formação em nível superior de profissionais que vão para o mercado de trabalho em Rondônia com conhecimentos sobre as realidades locais. “Eu, por exemplo, sou de Cacoal e pra estudar Zootecnia precisei ir para o Paraná. Agora formamos as pessoas, em um curso gratuito, aqui em Rondônia mesmo e com reconhecida excelência” disse Bruna. A docente ainda destaca o impacto que já tem sido constatado nas propriedades e empresas especialmente da região central de Rondônia: “A UNIR está contribuindo em um setor fundamental para a nossa região. O Estado ganha, as famílias ganham, e os alunos se sentem reconhecidos e valorizados com este reconhecimento. É qualidade de vida em diferentes setores que ficam entrelaçados. Pra nós é um orgulho tremendo”.
Já o curso de Educação no Campo, instalado no campus de Rolim de Moura desde 2014, com 40 vagas anuais, forma “educadores e educadoras do campo aptos a conduzir de forma autônoma o processo educativo do campesinato, conhecendo a realidade e forjando a transformação de alunas e alunos”, como destacam as professoras Rosângela Soares, CatianeCinelli e Renata Nóbrega. Ainda de acordo com as docentes, “O reconhecimento do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia é um marco na luta por Educação no estado de Rondônia, sendo um passo importante para a reparação das desigualdades históricas no processo de escolarização dos povos do campo, das águas e das florestas”.
Como funciona o reconhecimento
Todos os cursos superiores no país passam por diferentes processos desde sua implantação até estarem totalmente regularizados perante o Ministério da Educação, MEC. Para começarem a funcionar os cursos superiores precisam receber autorização do MEC, e depois, já em pleno funcionamento, voltam a ser avaliados para receber o reconhecimento também do Ministério da Educação, o que garante a manutenção das atividades e a plena validade dos títulos expedidos para os estudantes.
No caso da UNIR, por ser uma universidade, não há necessidade de autorização prévia para a instalação de funcionamento dos cursos, mas ainda assim é necessário – como ocorre com todos os cursos superiores do país – que haja um processo de reconhecimento. Com a publicação da portaria de reconhecimento dos cursos de Educação no Campo e Zootecnia os processos de formação dos profissionais nestes cursos ofertados pela UNIR está confirmado pelo MEC, assim como o prosseguimento das atividades.
“Receber o reconhecimento é a certeza de que o trabalho realizado pela universidade, desde a identificação da demanda pela formação profissional nestas áreas, passando pela elaboração dos projetos dos cursos e a instalação das infraestruturas necessárias para o ensino, além da contratação de professores especializados, muitos deles pesquisadores reconhecidos, é um esforço bem conduzido pela UNIR”, afirmou a reitora, professora Marcele Pereira. 
Foto: Arquivo pessoal/Bruna Pazdioro
Legenda: Primeira turma de Zootecnia da UNIR, no campus de Presidente Médici, durante a Aula Magna realizada em novembro de 2015.