Publicado em: 08/09/2021 21:08:17.941
O período de inscrições para o Exame Nacional de Acesso para ingresso no Mestrado Profissional em Matemática, Profmat 2022, está aberto. O edital oferta 15 vagas para o campus da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, em Porto Velho. As inscrições para o Exame estarão abertas no período de 8 de setembro a 25 de outubro de 2021, até às 17h, no horário oficial de Brasília, exclusivamente via internet, na página www.profmat-sbm.org.br.
O Exame Nacional de Acesso é a prova que seleciona os candidatos para o mestrado do Profmat. Poderão se inscrever professores em exercício da docência de Matemática das redes pública ou privada e portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada. O objetivo do curso é proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente aos professores de escolas públicas que busquem aprimoramento profissional.
No preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá informar seus dados pessoais de identificação e de contato; formação acadêmica (graduação); e atuação profissional; além de selecionar a Instituição Associada e o campus dessa Instituição onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso, que será o mesmo em que, se classificado, o candidato cursará o Profmat.
O Exame consistirá numa prova presencial, prevista para o dia 4 de dezembro de 2021, composta por 30 questões de múltipla escolha acerca de conhecimentos matemáticos.
Outras orientações e informações sobre o curso estão disponíveis na página do Profmat/UNIR (www.profmat.unir.br).
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional, formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior associadas, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, Capes, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, SBM, com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Impa. Obteve nota 5 na avaliação da Capes/MEC, a maior para programas de mestrado, e é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, CNE.